12/09/2010

A single man

O filme, de roteiro baseado em um livro de Christopher Isherwood, conta a história de um professor (Colin Firth) na Califórnia de 1962 que perde seu companheiro (Matthew Goode) em um acidente. Seu luto e seu desejo de morrer são contados em um dia de sua vida, onde milhares de coisas acontecem, enquanto ele se prepara para a morte. O filme também conta com a sempre linda e competente Julianne Moore, além de uma fotográfia incrível!!



É o primeiro filme do estilista Tom Ford e não faz feio, com excelente roteiro e figurino impecável. Muito sutil sua utilização das cores monstrando a vida com cores fortes e quentes em contraste com a falta de vida cinza e pálida. Tom Ford monstra neste filme seu amor pela arte quando usa na parede do estacionamento a imagem do filme Psicose.
Atuação primorosa e contida de Colin Firth ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, merecia ganhar o Oscar, mas premia-lo com o Oscar talvez seja absolutamente irrelevante por ser um prêmio da indústria cinematográfica americana, que obviamente privilegia -sempre- atores americanos. O fundamental é que a sua atuação é consagradora e inesquecível para os que amam o cinema e seus atores.


Aos que apreciam um belo filme e ótimos atores, é imperdível mesmo! Este DVD é pra se ter na prateleira!!!

O unico problema do filme é a horrível tradução do nome em português o qual eu me recuso a prominunciar....

Um comentário:

  1. Oi Roberta!
    Pois é, Tom Ford também me impressionou com a sensibilidade nos detalhes neste que é seu primeiro filme. A direção de arte, figurino, direção de fotografia e o roteiro estão impecáveis, assim como as suas criações no ramo da moda.
    Nao há como não se envolver nas emoções, tão bem retratadas nas cores fortes que representam as emoções do personagem de Colin Firth. Incrível e recomendadíssimo.
    Mas olha, pra quem ainda não alugou, quando for a locadora ou comprar o dvd, não repare no título em portugês, pois é ruim demais. "The Single Man", título original, é mais atraente e fiel ao roteiro.
    Ah sim, não posso deicar de comentar: quero um óculos igual ao dele... rs!

    ResponderExcluir