12/10/2010

El Dorado

O lendário produtor e diretor Howard Hawks une-se a dois igualmente lendários astros, John Wayne e Robert Mitchum, neste dramático clássico do Western. Mitchum interpreta com perfeição um xerife alcoólotra, que combate incansavelmente o lado negro do Oeste bravio, representado pelos cruéis barões do gado e por "negociantes" malfeitores. Wayne tem a mesma admirável performance, como o velho amigo do xerife, que se dá bem em qualquer tiroteio.

El Dorado é uma refilmagem de Onde Começa o Inferno (Rio Bravo) de 1959, é considerada uma das maiores refilmagens do cinema, com Robert Mitchum em grande forma como coadjuvante.
Como uma refilmagem consegue ser tão parecida e igualmente diferente? Continua sendo como Onde Começa o Inferno, um filme de espera não de ação e tiroteios, de honra entre amigos (um clube do bolinha onde menina não entra).
Mitchum como o alcoólotra esta perfeito, não é uma copia de Dean Martin, o motivo da bebedeira é o mesmo, mas a interpretação é tão sofrida e dolorida que os tornam dois personagens distintos.
John Wayne é sempre John Wayne, não importa se ele é um pistoleirto profissional, o mais importante é a
amizade.  Os dois amigos já não são mais jovens e monstram quando andam de muletas no final do filme, será que isso já não era um anuncio de final dos filmes de Western ?

Efim, somente um gênio como Howard Hawks poderia se refilmar e ainda continuar grande....

Nenhum comentário:

Postar um comentário